Curso Preparação para o Batismo em Águas

 

Ministério Iguadade Independente

   

 

 

Batismo em Águas

 

 

Dados Pessoais:

 

Nome:__________________________________________________

Idade:______________   Data Nascimento:_____/_____/___________

RG:________________________  CPF:________________________

Endreço:________________________________________________

Fone:_________________ E-mail:____________________________

Converssão:____/____/______    Data do batismo:____/____/______   

Ministério:______________________________________________

Seu Pastor:______________________________________________

 

 

Introdução:

 

Vamos estudar hoje o início do batismo cristão, a fórmula bíblica do batismo, por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, quem não deve e quem deve ser batizado, o significado e a finalidade do batismo, e a responsabilidade do batizando.

 

Deus abençoe você!

 

 

      01         O INÍCIO DO BATISMO CRISTÃO_____

Jesus e os apóstolos, ao revelarem a nova aliança, instruiram seus ouvintes sobre vários pré-requisitos que devem ser observados antes do batismo. Vamos considerar alguns trechos que falam a respeito dessas exigências divinas. Antes de voltar ao céu, Jesus disse aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” Marcos 16:15,16. Destes versículos aprendemos dois pré-requisitos importantes: Ouvir, Crer e Arrepender-se.

Ouvir. Para ser batizada, a pessoa tem de ouvir (entender) a pregação do evangelho. Percebemos, portanto, a importância da pregação da palavra de Cristo, Romanos 10:14,17. Também aprendemos que somente pessoas capazes de compreender a mensagem do evangelho podem ser batizadas. Uma criança pequena ou outra pessoa incapaz de entender que Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e se ressuscitou não tem condições de ser batizada.

Crer. Muitos ouvem, mas nem todos aceitam o testemunho dos apóstolos. Temos o privilégio de ler e estudar os relatos bíblicos da vida de Cristo, que “...foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” João 20:31. Esta fé no divino Filho de Deus é essencial para a nossa salvação, como Jesus mesmo disse: “...se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” João 08:24. Obviamente, a pessoa que crê em Jesus como Cristo e Senhor abertamente confessará a sua fé Romanos 10:09,10 e  Atos 08:37.  No dia de Pentecostes, Pedro falou da obediência a Cristo para receber a salvação: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 02:38. Baseado neste versículo, podemos incluir mais um pré-requisito.

Arrepender-se. O arrependimento é a decisão de mudar a nossa direção na vida. Antes de ouvir a palavra de Cristo, o homem serve ao pecado Efésios 2:01,02,12. Se aceitar a palavra de Deus com um coração bom, Lucas 08:11,15, decidirá mudar a sua vida, morrendo para o pecado Romanos 06:02,03. A decisão de mudar (o arrependimento), se for sincera, terá um efeito na prática. João Batista descreveu este efeito como “frutos dignos de arrependimento” Mateus 03:08. Qualquer pessoa que ainda não pecou (por exemplo, crianças inocentes) não precisa se arrepender. Uma pessoa ainda incapaz de tomar as suas próprias decisões não pode se arrepender, e assim não tem condições de ser batizada. Mas, se ainda não cometeu pecado, continua segura nas mãos de Deus. O batismo é para aqueles que já pecaram. Estes, sim, podem ouvir, crer, arrepender-se e ser batizados.  O batismo cristão não é um sacramento como ensina a Igreja Católica. A palavra sacramento não existe no Novo Testamento; provém do latim e significa: "o meio de alcançar a graça divina". Jesus não nos deixou nenhum sacramento. Jesus nos deixou duas ordenanças: “O Batismo é a primeira ordenança, e a Ceia do Senhor é a segunda”. Convém que todo salvo seja primeiro batizado, para depois participar da Ceia. O batismo cristão começou com o Senhor Jesus. Ele foi o primeiro, ao ser batizado por João Batista.  João era chamado de "Batista" ou o "emergidor" por causa do batismo que Deus lhe mandara realizar.  Este batismo, conhecido como batismo de João ou de arrependimento Mateus 03:05,08 e Atos 19:01,05, era temporário, pois visava a preparar o povo para receber Jesus, fazendo a da lei e profetas do Antigo Testamento, para o Evangelho de Cristo no Novo Testamento. O batismo de João Batista era para quem queria arrepender-se e ser salvo. O batismo cristão é para quem já se arrependeu e já está salvo, servindo como confirmação de fé em Jesus Cristo, assim como Ele mesmo o fez. Jesus não necessitava de batismo, mas batizou-se, dando-nos o supremo exemplo como Homem Mateus 03:13,17.

Pergunta: Jesus nos deixou duas ordenanças. Quais são?
Resposta: O Batismo, e a Ceia do Senhor.

Pergunta: Com quem começou o batismo cristão?
Resposta: O batismo cristão começou com o Senhor Jesus.

Pergunta: Para quem era o batismo de João Batista e para quem é o batismo cristão?
Resposta: O batismo de João Batista era para quem queria arrepender-se e ser salvo. O batismo cristão é para quem já se arrependeu e já está salvo.

 

 

_02__O BATISMO CRISTÃO É POR IMERSÃO___

Há igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra “rantizo” do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego “baptizo”. ”Baptizo“ significa imergir ou mergulhar. Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “baptizo e nunca rantizo”. Em Romanos 06:03,05 alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como: "sepultados pelo batismo", "plantados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc..

Outros exemplos são o batismo de Jesus e do eunuco Mateus 03:16 e Atos 08:38,39, através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na cabeça.  Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato batismal, pois a fórmula bíblica do batismo é por imersão. Tanto o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas.

Pergunta: Qual o significado da palavra original do grego "baptizo"?
Resposta: "Baptizo" significa imergir ou mergulhar.

Pergunta: Qual a fórmula bíblica do batismo?
Resposta: A fórmula bíblica do batismo é por imersão.

 

 

03__O BATISMO CRISTÃO É EM NOME DA TRINDADE

O Senhor Jesus determinou que o batismo seja feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há igrejas que batizam só em nome de Jesus. Elas se apóiam em alguns textos de: Atos 02:38 – Atos 08:16 – Atos 10:48 – Atos 19:05, que falam sobre batismo em nome do Senhor Jesus. Os textos de Atos falam de batismo feito na autoridade do Senhor Jesus Mateus 28:18, envolvendo, portanto, toda a Trindade. Os textos citam apenas o nome de Jesus para distinguir (fazer diferença) de outros batismos da época, como o batismo de João, o batismo dos prosélitos, o batismo dos essênios, etc.. Quando o próprio Senhor Jesus foi batizado, a Trindade estava presente Mateus 03:16,17. Em Mateus 28:18,20 Jesus determinou o batismo em nome da Trindade.   Portanto, a fórmula bíblica correta para o batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todo salvo que primeiro quer conhecer tudo da Bíblia para depois batizar-se, contraria o texto acima, onde está claro que o salvo deve batizar-se, e depois, continuar aprendendo sempre mais de Deus.

Pergunta: Qual a fórmula bíblica correta para o batismo neste item?
Resposta: A fórmula bíblica correta para o batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

 

__04 ____QUEM NÃO DEVE SER BATIZADO____

Não deve ser batizada a pessoa ainda perdida. Também não devem ser batizadas crianças recém-nascidas, e as que ainda não atingiram a idade da razão e consciência de pecado. O batismo de criança não tem valor nenhum e cria uma doutrina errada na mente dos adultos. Não existe batismo de criança na Bíblia. A criança ainda não pode crer e crer é um ato de fé. Ninguém pode exercer fé no lugar da criança, nem por qualquer outra pessoa. Cada um responde por si diante de Deus Romanos 14:12. Pela criança responde a sua inocência Lucas 18:15,17. Se morrer sem consciência de pecado está salva. Nós costumamos apresentar as crianças a Deus, conforme o desejo dos pais, consagrando-as e orando para que Deus as abençoe e as livre do mal. Trata-se de uma tradição bíblica muito importante desde o Antigo Testamento. Era feito sempre pelos judeus. O Senhor Jesus, com oito dias de nascido, foi levado ao Templo para ser apresentado e consagrado a Deus Lucas 02:21,24. Porém isto nada tem a ver com o batismo. Jesus nos deu o supremo exemplo em tudo. Jesus batizou-se com quase 30 anos Lucas 03:21,23.

Pergunta: Quem não deve ser batizado?
Resposta: Não deve ser batizada a pessoa ainda perdida. Também não devem ser batizadas crianças recém-nascidas, e as que ainda não atingiram a idade da razão e consciência de pecado.

Pergunta: Jesus, que nos deu exemplo em tudo, batizou-se com quantos anos?
Resposta: Jesus batizou-se com quase 30 anos. Lucas 03:21,23

 

 

__05    __QUEM DEVE SER BATIZADO______

Em Atos 8:36-38 há uma pergunta sobre a condição para o batismo. A resposta é: O batismo é lícito a todo o que crê, isto é, que tem certeza da salvação. Em Marcos 16:16 Jesus diz: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Cremos ser esta a interpretação do texto: o “crer” no original grego tem um sentido amplo, abrangendo também a salvação de todos os males desta vida.   Aquele que tem certeza da salvação e não quer batizar-se, desobedece à ordenança de Jesus. Desobediência é pecado e o pecado produz males e sofrimentos. Jesus quer nos salvar também desses males e sofrimentos nesta vida, mas isto está condicionado à obediência, a toda a vontade de Jesus, incluindo-se aí o batizar-se.

O batismo não salva nem ajuda a salvar e não lava os pecados de ninguém. Da mesma forma, as boas obras não salvam nem ajudam a salvar. Lembre-se: Jesus salva sozinho. Compare, João 03:16,18 e Romanos 03:20 e 28 e Efésios 02:08,09. O batismo só deve ser ministrado a quem já se converteu a Jesus; quem tenha experimentado arrependimento sincero de pecados, tenha crido pela fé em Cristo, tenha certeza do perdão e da salvação.   Todo aquele que já passou por essa experiência sente o desejo incontrolável de selar a sua fé pelo testemunho público do batismo. Assim, deve ser batizado todo aquele que já está salvo, para cumprir e obedecer à ordenança do Senhor Jesus. A Bíblia nos mostra vários exemplos. Todos que criam, e eram salvos, eram logo batizados Atos 02:38 e 41 - Atos 08:12 e 16 -  Atos 08:36,38 e Atos 09:18, etc.. O batismo em águas nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo. No entanto, todos devem orar pedindo o batismo no Espírito Santo...

Pergunta: O batismo salva ou ajuda a salvar?
Resposta: O batismo não salva nem ajuda a salvar.

Pergunta: As boas obras salvam ou ajudam a salvar?
Resposta: As boas obras não salvam nem ajudam a salvar. Lembre-se: Jesus salva sozinho.

Pergunta: Quem deve ser batizado?
Resposta: Deve ser batizado todo aquele que já está salvo.

 

 

__06___SIGNIFICADO E FINALIDADE DO BATISMO__

O ato do batismo é um momento de alegria no Céu. É um ato solene, festivo e de grande importância para a vida do batizando e da Igreja que o recebe. Quando o salvo desce às águas batismais e é coberto por elas, declara que, ao crer em Jesus, morreu para o mundo de pecado e foi sepultado com Cristo. Simbolicamente, quando ele sai das águas, está declarando que ressurgiu para viver uma nova vida em Cristo Romanos 06:06,14 e Colocensses 02:12.  Assim, o significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição. Quando somos batizados, declaramos que Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados para que nós morrêssemos para o pecado. Declaramos, ainda, que nos arrependemos, cremos pela fé e aceitamos a Cristo e Seu sacrifício como único meio de salvação, que recebemos o perdão, estamos salvos e seguros em Cristo e dispostos a servi-Lo e segui-Lo todos os dias da nossa vida.Portanto, a finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e salvação em Jesus Cristo. Com o ato do batismo, proclamamos sem palavras e publicamente, e especialmente diante da Igreja, a salvação e a transformação que Jesus realizou em nosso interior. Isto glorifica ao Senhor 1 Corintios 06:20.    

Pergunta: Qual o significado do batismo?
Resposta: O significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição.

Pergunta: Qual a finalidade do batismo?
Resposta: A finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e salvação em Jesus Cristo.

 

 

_07____A RESPONSABILIDADE DO BATIZANDO____

O batizando deve estar liberto de toda a sorte de vícios e jogos João 08:32 e 36 e Lucas 21:34,36), ter sua situação matrimonial legal (Se for casado), 1 Corintios 06:18 e vestir-se de forma decente, 1 Timóteo 02:09,10 - 1 Pedro 03:01,07.  O batismo é um ato de seriedade e de responsabilidade tanto com a Igreja quanto a sociedade.  O batizando deve ter certeza de que já está salvo Atos 08:36,38.   Se o salvo morrer sem ter oportunidade de ser batizado irá para o Céu. Foi o caso do ladrão da cruz Lucas 23:33,43. Quando você creu em Cristo e foi salvo, passou a fazer parte da Igreja ou o corpo de Cristo mundial, e passou à posição de filho de Deus.  Quando você é batizado (não havendo nenhum impedimento), passa também a ser membro da Igreja local e de Cristo. Isto lhe concede direitos e deveres.

Pergunta: Sobre a responsabilidade do batizando, o que destacamos?
Resposta: O batizando deve ter certeza de que já está salvo, At. 08:36,38.

Pergunta: Para onde irá o salvo após a morte, se não teve oportunidade de batizar-se?
Resposta: Irá para o Céu.

 

 

DIREITOS

Como membro, e recebendo após o Batismo alguma unção sacerdotal, como Obreiro, Diácono, etc, você tem direito de votar e ser votado para cargos ou funções nas assembléias da Igreja, participar das discussões e dar opiniões, (quando convidado), participar do Louvor e participar livremente da Santa Ceia do Senhor, etc...

 

DEVERES

 Você tem o dever de manter comunhão com seus irmãos em Cristo, manter os cultos com sua presença, ser fiel em tudo na sua vida em geral, diante de Deus e dos homens. Ser fiel nos Dízimos e Ofertas, Não esquecer do seu Líder (Pastor), ajudando-o., lembrando de suas dificuldades, gerais, inclui financeiro, vez ou outra repassar uma oferta sem que ele te pessa, lembrar que tudo tem um custo, sua oferta o ajudará manter seu Ministério, visitas, etc, participar da vida ativa da Igreja, servindo a Deus de coração. Dar testemunho compatível com o Evangelho em todos os ângulos da sua vida, etc..  Deve consagrar a Deus sua vida, sua família e tudo o que possuir ou o envolver. Fazer Jejun sempre que possível, interessar-se por leitura Biblica diariamente, ter certo interesse em literaturas Biblicas gerais, Estudos Biblicos, etc.  Você estudou a Bíblia, creu e está salvo. Mantenha-se, quem está de pé, cuide para que não caia, 1 Corintios 10:01,33 (Vs. 12).

Pergunta: Dentre os direitos e deveres que mencionamos, o que você está sujeito?
Resposta: Tudo

 

 

CONCLUSÃO

O batismo cristão começou com Jesus. Não é um sacramento mas a primeira ordenança. Deve ser feito por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O batismo assim como as boas obras não salvam nem ajudam a salvar. O batismo é para os salvos. Todo o salvo deve batizar-se, obedecendo à ordenança de Jesus. Dando o testemunho público de sua fé e salvação em Jesus Cristo. Deve integrar-se à vida ativa da Igreja, nunca esquecer dos seus direitos e deveres, sendo abençoado e sendo uma bênção a todos e em tudo.  Leia a Bíblia, comece pelo Novo Testamento depois finalize pelo Velho Testamento. Amém.

 

 

Oração

Pai de bondade e misericórdia, te damos graças, te adoramos, te rendemos exaltaçao e louvor eternamente, em Nome do Teu filho Jesus Cristo. Que a graça do Espírito santo deça sobre nós hoje e sempre. Até a volta de Jesus. Amém!

 

 

Leitura Biblica para fazer junto ao momento imediato anterior ao batismo:

Colossenses 03:01,11

1 Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.
2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.
3 Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus.
4 Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.
5 Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria.
6 Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem.
7 Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles.
8 Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.
9 Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes
10 e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
11 Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos.


1 Pedro 02:09,10
9 Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.
10 Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia.


Colossences 01:09,11
9 Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá.
10 Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais.
11 Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência.

 

                                ______________  

                                          Pastor Rogério Costa

 

Caxias do Sul – RS _______/________/_______________

 

http://ministerioigualdadeindependente.webnode.com.br/

http://projetoplantar.webnode.com//

 

Certificado de Batismo

 

Pr. Rogério Costa

 

Envie um comentário sobre o que voce achou deste link!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

    Pr. Rogério Costa

                www.projetoplantar.webnode.com

 

Contato

Pr. Rogério Costa
(54) - 99102.6151

(54) - 99101.5124


analberto@bol.com.br